GÁS GLP: O QUE É?

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, é resultado da separação das frações mais leves do petróleo durante o refino. É composto de uma mistura de gases hidrocarbonetos – como Propano (C3H8), Propeno (C3H6), Butano (C4H10) e Buteno (C4H8), além de pequenas frações de outros hidrocarbonetos – que apresenta grande aplicabilidade como combustível por causa do alto poder calorífico, da excelente qualidade de queima, do fácil manuseio e do baixo impacto ambiental, além da facilidade de armazenamento e de transporte.

O GLP é um combustível gasoso à pressão e à temperatura ambientes, inflamável e naturalmente inodoro. Torna-se liquefeito apenas quando armazenado sob pressão. Para seu armazenamento, são utilizados recipientes fabricados em aço carbono, projetados para pressão de trabalho de até 17 kgf/cm², que são preenchidos com gás na fase líquida em até, no máximo, 85% de sua máxima capacidade. Na fase líquida, o GLP é menos denso do que a água e na fase gasosa, é mais denso do que o ar, portanto, em caso de vazamento, vai ocupar sempre os locais mais baixos (ralos, pisos, canaletas etc.). Para que se possa identificar, com facilidade, qualquer vazamento, compostos a base de enxofre são adicionados em sua composição.

Por suas características e aplicabilidade, mais de 90% da população brasileira depende da distribuição de Gás GLP todos os dias, seja em residências – na cozinha e no banho – ou em atividades ligadas à indústria, comércio, prestação de serviços ou agronegócio.

CADEIA DO G?S GLP

Desde a plataforma de extração até o uso em residências e empresas, o GLP percorre várias etapas em que tecnologia e segurança são fundamentais.

O petróleo é resultado da decomposição de material orgânico (animal e vegetal), que sofreu atuação de altas pressões e temperaturas elevadas, além de bactérias e micro-organismos, em um processo de milhões de anos. É encontrado em bacias sedimentares, de onde é extraído.
Nas refinarias, o petróleo é submetido a processos físico-químicos, iniciando pela destilação fracionada (aquecimento gradual do petróleo), e outros processos, tais como o “craqueamento”, para a obtenção das chamadas frações do petróleo, das quais o GLP é uma das mais leves.
Após o refino do petróleo, o gás é direcionado para terminais de estocagem nas refinarias. A Consigaz recebe o gás diretamente das refinarias, através de dutos ou por meio de carretas, e o armazena em grandes tanques localizados em suas bases de engarrafamento e distribuição. Ali, o gás é envasado ou encaminhado para distribuição a granel.
cilindros de gás envasados
Uma das formas de comercialização do GLP é envasado em cilindros que comportam 13, 20 ou 45kg de gás.
No sistema de fornecimento de gás GLP a granel Consigaz, o combustível é transferido pelo sistema Bobtail diretamente do veículo abastecedor para um tanque fixo na empresa do cliente.
A rede de lojas Consigaz, presente nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, está preparada para atender seus clientes com eficiência e agilidade na entrega e revenda de botijões.
diagrama gás consigaz
Seja envasado ou a granel, indústrias, comércios, prestadores de serviços, atividades relacionadas ao agronegócio ou condomínios tem no GLP uma fonte de energia eficiente, econômica e ecologicamente correta.
O GLP é a fonte de energia mais amplamente utilizada no preparo de alimentos em residências e pequenas empresas e em outras aplicações, como aquecimento de água e de ambientes.
Em condomínios, o GLP é utilizado no preparo de alimentos e no aquecimento de água e de ambientes, além de fonte de energia para eletrodomésticos.
ícone indústrias
Nas indústrias, o GLP é utilizado de combustível para empilhadeiras a fonte de energia para aquecimento, fundição e moldagem de materiais, secagem de tintas, papéis e tecidos, aquecimento de fornos e muitas outras atividades.
O GLP também é utilizado em cocção de alimentos, aquecimento de água, climatização, esterilização de objetos e secagem de roupas, entre outras aplicações, em hospitais, academias, escolas, restaurantes, bares, hotéis e motéis, confeitarias, clubes, buffets, lavanderias e muitos outros setores da economia.
gás para agronegócio
Secagem e torrefação de grãos, abastecimento de campânulas a gás para irradiação de calor e uso de lança-chamas para limpeza e esterilização do aviários são algumas das aplicações do GLP no agronegócio.

VANTAGENS DO GLP – GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO

ícone economia

OFERECE ECONOMIA SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO A OUTRAS FONTES DE ENERGIA.

ícone átomo energia

GERA ENERGIA LIMPA, QUE NÃO PRODUZ RESÍDUOS PESADOS E NÃO AGRIDE O MEIO AMBIENTE.

ícone chama co2

É ARMAZENADO EM RECIPIENTES PRÓPRIOS, GARANTIA DE FORNECIMENTO CONTÍNUO.

ícone frascos e recipientes químicos

É DE FÁCIL MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAGEM, O QUE PROPORCIONA GRANDE DISPONIBILIDADE.

GLP – GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO: A MELHOR ESCOLHA

QUANTIDADE FONTE DE ENERGIA PODER CALORÍFICO
1 Kg Gás LP 12.000
1 Kg Óleo Diesel 10.200
1 m³ Gás Natural 9.400
1 Kg Carvão 5.000
1 Kg Lenha 2.900
1 Kw Energia Elétrica 860
O GLP – GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO – É O COMBUSTÍVEL MAIS PODEROSO EM SE TRATANDO DE PODER CALORÍFICO. SABE O QUE ISTO SIGNIFICA?
ícone chama acesa

Maior poder de queima.

ícone relógio

Menos tempo para realizar tarefas de cocÇÃo, aquecimento, produÇÃo, etc.

ícone botijão e chama

Necessidade de menos combustÍvel para a realizaÇ~So dos processos.

MERCADOS QUE UTILIZAM O GLP – GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO

Exemplos de uso do GLP:

ícone indústrias

INDÚSTRIAS

  • Aquecimento homogôneo de fornos
  • Controle de pureza de derivados do aço
  • Procedimentos especiais de queima
  • Combustível para geradores de ar quente
  • Secagem de papel e tecidos
  • Câmaras de pintura no processo de secagem da tinta
  • Abastecimento de empilhadeiras
diagrama gás consigaz

COMÉRCIO & SERVIÇO

  • Preparo de alimentos
  • Aquecimento de água
  • Lavagem de utensílios
  • Climatização de ambientes
  • Sanitização
  • Secagem de roupas
  • Calandras a gás para passagem de roupas
  • Desinfecção e esterilização de objetos
  • Queima de lixo não-reciclável
ícone agronegócio

AGRONEGÓCIO

  • Aquecimento e controle de temperatura de estufas de plantas, flores e frutas
  • Abastecimento de campânulas a gás para irradiação de calor
  • Uso de lança-chamas para limpeza e esterilização de aviários
  • Secagem e torrefação de grãos
figura estilizada residência

RESIDÊNCIAS E CONDOMÍNIOS

  • Preparo de alimentos
  • Lavagem e secagem de roupas
  • Iluminação
  • Aquecimento de água
  • Calefação

LEIA MAIS SOBRE ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA DO SEU BOTIJÃO


SAIBA MAIS

CILINDROS E BOTIJÕES CONSIGAZ: GARANTIA DE QUALIDADE

Desde a fabricação, passando pelo envase, até a entrega em sua residência ou empresa, a Consigaz garante a segurança e a qualidade de seus botijões e cilindros. E essa garantia é possível porque a Consigaz é proprietária da CNC – Companhia Nacional de Cilindros, responsável pela produção de todos os botijões, cilindros e reservatórios utilizados pela empresa, seguindo as mais rigorosas normas de fabricação.  Isso também garante que a requalificação dos botijões e cilindros seja realizada pela fabricante, oferecendo ainda mais segurança. Além disso, a Consigaz possui modernas bases de armazenamento, envasamento e distribuição, todas trabalhando sob rígido controle de qualidade, onde os botijões e cilindros são inspecionados a cada envase.

TIPO P13 P20 P45
Capacidade (kg) 13 20 45
Diâmetro (mm) 360 310 376,5
Altura (mm) 476 878 1299
Aplicações Fogões Domésticos Empilhadeiras a gás Condomínios, residências, bares, restaurantes e hospitais, entre outras
Matéria-prima Aço carbono de 2,5mm a 3mm de espessura
Pressão interna (kg/cm³) 2 a 7
Dispositivo de segurança Plugue fusível Válvula sobrepressão
Padrão da válvula Norma ABNT NBR 8614 Norma ABNT NBR 8614 (consumo)